Aprendendo a confiar em um Deus Soberano
9 de janeiro de 2018
Preparando a Alma
27 de janeiro de 2018

God's Messenger HD Desktop Background

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. “ – Isaías 40:31

O que você mais tem esperado, e por algum motivo, tem visto que tem demorado? Como você tem agido diante da espera? Será que está valendo apena esperar?

Quando falamos em “esperar em Deus” pensamos apenas em ficarmos parados no lugar em que estamos, com as mesmas atitudes, achando que só Deus tem que fazer algo por nós; mas esperar, segundo o dicionário é ter satisfação em acreditar; estar na expectativa de que algo aconteça; não desistir de algo, até a efetuação de um evento que se tem por certo, provável ou desejável, o que não implica, necessariamente, em ficar estático.

Esperar fala em crermos que aquilo que Deus falou, se cumprirá, independentemente, das situações ou circunstâncias.

O povo de Israel ao sair do Egito, por exemplo, por não saberem esperar, passaram 40 anos no deserto, o que não sabiam, no entanto, era que a Terra Prometida estava mais perto do que imaginavam. Então, devido a impaciência, começaram a murmurar, perdendo assim, a oportunidade de verem a promessa se cumprindo.

Esperar no Senhor implica em termos:

Disponibilidade para servi-lo e obedecê-lo independente de resultados – infelizmente, muitas pessoas têm servido Deus apenas quando tudo vai bem.

– como diz em Hebreus 11:1, fé é a certeza de que tudo o que esperamos acontecerá, mesmo que ainda não estejamos vendo.

Paciência – esta é uma virtude! Temos que entender que o tempo de Deus não é o nosso, Ele sabe a hora certa de nos abençoar.

O que a falta de esperança nos causa:

  • Desgaste pela falta de paciência;
  • Tristeza por não confiar no Senhor;
  • Coração amargurado devido às murmurações;
  • Frieza por não ter fé que o Senhor pode fazer infinitamente

Durante o tempo da espera, não podemos desanimar, desfalecer, esfriar nem nos desgastarmos lembre – se que os que esperam no Senhor, como diz em Isaías, terão suas forças renovadas subirão como águias, correrão e não se cansarão.

Conclusão

Esperar no Senhor requer fé, entendendo que todas as coisas estão em Seu poder; também não nos pode faltar paciência para administrarmos o tempo da espera, pois se não tivermos pelo menos essas duas características, continuaremos no deserto, sendo quem sempre fomos e agindo como sempre agimos sem obtermos resultados novos e sem vermos o agir de Deus em nossas vidas. Deus quer renovar nossas forças, mas precisamos de um coração disposto a esperar!

Isabella Figueiredo

DINÂMICA: Tempo

Material: Cronômetro, papel e caneta.

Desenvolvimento: Entregar uma folha de papel e uma caneta para cada discípulo e explicar que cada um vai ter que contar mentalmente o tempo. O líder vai estar com o cronômetro em mãos e quando ele disser “JÁ” ela liga o cronômetro e as pessoas vão mentalmente contar os segundos. O líder vai dizer “OK” e parar o cronometro e os discípulos irão anotar quantos segundos ele acha que passou. O líder irá fazer isso três vezes (a primeira vez fazer bem rápido, na segunda vez já aumenta o tempo e na terceira demora mais de um minuto). E depois verificar quem acertou os três tempos.

Conclusão: Nós sabemos como funciona o tempo, mas mesmo assim temos dificuldades. E assim que acontece em nossa vida. Quando temos uma promessa em Deus ou estamos esperando algo.. quanto menor o tempo mais fácil é, porém quando mais o tempo passa, começa a vir o desanimo, a tristeza e os erros.

Na primeira vez estava todo mundo em silêncio, na segunda vez já começou a aumentar a impaciência em esperar.

Não deixar o tempo atrapalhar. Esperar é muito difícil e quase todo ser humano tem essa dificuldade. Vamos cuidar da nossa fé e aprender a esperar.

Os comentários estão encerrados.