O Homem e o Pecado – Parte 2
28 de janeiro de 2018
O Homem e o Pecado – Parte 4
28 de janeiro de 2018

Princípio Bíblico: “E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós, e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto na nuvem, este será por sinal do concerto entre mim e a terra.” Gênesis 9:12,13

Mensagem: Vimos no estudo anterior que Deus, ao ver como o pecado tinha enchido a terra, arrependeu-se de ter feito o homem e resolveu destruir tudo o que havia criado sobre a terra (Gênesis 6).

Mas um homem chamou a sua atenção: Noé. Noé achou graça aos olhos do Senhor. Isto é, Deus se agradou dele, do seu comportamento, da sua maneira de viver.

Por que Deus se agradou de Noé? Porque ele era justo, tinha um comportamento diferente das pessoas com quem convivia. Não se deixou envolver pelo pecado.

O Senhor então mandou que construísse uma arca, e nela colocasse sua mulher, seus filhos e suas esposas e um casal de cada animal, pois derramaria uma chuva tão forte que destruiria tudo o que houvesse sobre a terra.

O que Deus queria destruir? Era o homem? Não! Na verdade, o Senhor queria destruir o pecado que havia dominado o coração do homem que Ele mesmo tinha criado à Sua imagem e semelhança. Lembra o que Ele falou quando olhou para o homem, após a sua criação? Está em Gênesis 1:31: “E viu Deus que tudo quanto tinha feito era MUITO BOM”

Após 40 dias, a chuva parou, mas Noé teve que esperar mais alguns dias para que a água baixasse e ele pudesse sair da arca com sua família e os animais.

Quando a terra estava seca, Deus então mandou que Noé e sua família saíssem da arca, retirando também os animais. Assim que saiu da arca, Noé levantou um altar ao Senhor e Lhe ofereceu sacrifício, que subiu aos céus como cheiro suave. E o Senhor disse que não amaldiçoaria a terra por causa do homem.

Abençoou então o Senhor a Noé e a seus filhos (Gênesis 9) e fez com ele um pacto. Você sabe o que é um pacto? Isso mesmo! É uma aliança, um contrato, um concerto feito entre duas ou mais pessoas. Qual foi o concerto de Deus com Noé? (Antes vamos entender a diferença entre concerto com c e conserto com s: concerto é um acordo e conserto é um reparo ou remendo em algo que está quebrado. Entendeu? OK! ).

Vamos, então, ver em Gênesis 9:9 a 17 qual foi esse concerto: Que o Senhor não mais destruiria a terra e o sinal dessa aliança estaria no céu: o arco posto nas nuvens. Veja que interessante: No versículo 16, o Senhor diz que, quando ele trouxer nuvens sobre a terra, o arco aparecerá e Ele o verá e se lembrará do concerto feito entre Ele e o homem.

Você já viu no céu, depois da chuva, o lindo arco colorido que aparece nas nuvens? Esse é o sinal da aliança de Deus para conosco. Ele nos lembra que um dia o Senhor fez um pacto com Noé e todas as gerações que viriam após ele, que o homem não seria mais exterminado da terra por um outro dilúvio

Deus começou a história do homem na terra com uma família: Adão e Eva. Depois escolheu uma outra família, a de Noé, para, de novo, começar um novo tempo na história do homem.

Hoje, Deus quer saber se pode contar com você para um novo tempo na terra. Você quer colocar a sua vida à disposição do Senhor? Então diga a Ele: “Senhor, eis-me aqui. Usa a minha vida como Tu queres.” Amém?

Fonte: Monte Sião

Os comentários estão encerrados.