O Homem e o Pecado – Parte 3
28 de janeiro de 2018
A vida de Deus em nós
28 de janeiro de 2018

TEMA: Um homem escolhido por Deus

Princípio Bíblico: “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção.” Gênesis 12:1,2

Mensagem: Desde o princípio, Deus sonha com filhos que sejam a Sua imagem e a Sua semelhança. Lembra que, quando Deus criou o homem, o criou à Sua imagem, semelhante a Ele mesmo, e, ao olhar para o que criara, viu que era muito bom?

Esse homem desobedeceu ao seu Criador e permitiu que o pecado contaminasse a terra que lhe foi dada para governar. Assim, o sonho de Deus foi manchado e o pecado dominou a terra, levando, até mesmo, um irmão a matar o outro.

O coração do homem se encheu cada vez mais do pecado, até que um dia, Deus olhou para a terra e resolveu destruí-la. Mas um homem, muito especial, chamou a atenção de Deus: Noé.

Noé era agradável aos olhos do Senhor, e por causa do seu comportamento obediente, reto e justo, e achou graça aos olhos de Deus, o que O levou a mudar Seus planos para o homem. Noé construiu uma arca, conforme Deus lhe mandara, e junto com sua família, e alguns animais sobreviveu ao dilúvio.

Depois de Noé, o Senhor encontrou um outro homem: Abrão. O Senhor deu-lhe uma ordem: Sai da tua terra e da tua parentela e vai para um lugar que eu te mostrarei.

Veja que interessante: O Senhor deu uma ordem a Noé: Que construísse uma arca enorme, em um lugar deserto. É uma tarefa difícil, não é mesmo? Noé deve ter sofrido muita gozação, pressão, para não obedecer a ordem que recebera do Senhor.

Mas, ainda assim, ele cumpriu com a tarefa que lhe foi dada. Abrão também recebeu uma ordem muito difícil de cumprir. Deveria sair da sua terra, abandonar toda a sua família e ir para um lugar que não conhecia. Você acha que ele não teve dificuldade nenhuma em obedecer a ordem de Deus? Como você acha que a família de Abrão recebeu a notícia de que ele iria embora sem saber para onde ou o que ia fazer?

Mas, assim como Noé, Abrão obedeceu à ordem que recebeu. Tomou sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló e partiu.

Vamos pensar um pouco: Se você estivesse no lugar de Abrão, qual seria a sua resposta?

Se é difícil hoje, para nós, obedecermos a coisas simples como uma ordem do papai ou da mamãe, até mesmo do professor na escola, imagine o que Noé e Abrão passaram? Mas as dificuldades não os impediram de obedecer. E, veja só, a obediência à ordem de Deus traz sempre o cumprimento da promessa que Ele mesmo nos faz. Noé e sua casa sobreviveram ao dilúvio e Deus fez com ele uma aliança. (Você tem visto o arco de Deus no céu? Isso quer dizer que, até hoje, a aliança ainda existe.).

A promessa para Abrão foi que ele seria abençoado e o seu nome engrandecido e a sua descendência receberia a terra que o Senhor lhe mostrava. E assim se cumpriu.

Hei! Você quer ser abençoado? Então obedeça, mesmo que seja em algo que você não gosta, não quer ou não concorda. Não se importe com o que os outros dizem, as brincadeiras de mau gosto, as gozações, os apelidos, as piadinhas.

Você é filho legítimo de um pai autêntico: DEUS! E ninguém poderá tirar isso de você Você é a imagem e semelhança do seu Pai. Parabéns!

Fonte: Monte Sião

Os comentários estão encerrados.