A Conquista de Novos Territórios
23 de junho de 2019
O Batismo de Jesus
1 de julho de 2019

A NOIVA DE CRISTO À ESPERA

 

 

TEXTO BASE: Apocalipse 3:11

INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios que o ser humano pode enfrentar é ter que esperar por alguma coisa. Somos imediatistas e impacientes por natureza, e isso faz com que muitos fiquem pelo caminho. Eles até começam bem, mas terminam mal, pois se perdem no tempo da espera.

 

Pedro foi um desses que quase colocou tudo a perder por não conseguir esperar. Logo que Jesus foi crucificado, ele reuniu seus companheiros e os chamou para voltarem à antiga profissão de pescadores. Se não fosse pela misericórdia de Deus tocando o coração de Pedro, hoje a Igreja de Cristo não estaria firmada na terra. A Igreja somos nós que cremos em Jesus como nosso Salvador, e a Bíblia usa a figura do casamento em várias passagens para representar a relação entre Deus e seu povo. No Antigo Testamento, Deus é como se fosse o marido e o povo de Israel, a sua mulher. Já no Novo Testamento, Jesus é o noivo e a Igreja, a sua noiva. Um dia nos encontraremos com Ele e viveremos eternamente felizes ao Seu lado, porém, até que Jesus volte, devemos aguardar com paciência.

 

Ao entendermos a importância desse símbolo, daremos mais importância à obediência, por isso vamos estudar alguns passos importantes para que possamos esperar pelo Noivo (Jesus) e não nos perdermos durante a caminhada:

 

Devemos esperar com fé e perseverança (Hebreus 10:35-39)

A noiva que conhece o Noivo não tem motivos para duvidar Dele, haja o que houver. Ela sabe que, um dia Jesus voltará porque a ama; voltará para cumprir as promessas que fez a ela. O tempo de espera não faz com que a noiva retroceda para a perdição, antes ela decide se manter pura e O espera com paciência.

 

Devemos esperar com entrega  (Filipenses 3:8-10)

A noiva de Cristo deve estar disposta a deixar tudo para trás, inclusive a própria vida, pelo Noivo. Não importa o que lhe ofereçam, o Noivo merece que ela abra mão de tudo para ficar com Ele. Quando uma noiva se entrega a um ser humano falho e pecador, ela corre o risco de sofrer e se machucar, porém, se ela escolhe a Jesus, sua vida será cheia de bênçãos e alegrias, pois Ele não falha.

 

Devemos esperar com fidelidade (Apocalipse 14:4)

Uma noiva que ama o Noivo e espera pacientemente por Ele não tem olhos para outros homens. Para Ela, não há ninguém melhor e mais belo que o seu Amado. A noiva de Cristo não admite que outros pretendentes se aproximem dela. Ela não se entrega por riquezas ou por qualquer outra coisa. A noiva permanece fiel, mesmo quando é seduzida ou passa por grandes provações.

 

Devemos esperar com santidade (Efésios 5:27)

 

Que noiva não deseja estar o mais bonita possível no dia do seu casamento? Com a noiva de Cristo não poderia ser diferente, ela se mantém bela e pura (de corpo e coração) para agradá-lo quando Ele voltar.

 

Devemos esperar com anseio e alegria (Judas 24)

Como noivas apaixonadas, devemos esperar pelo nosso Noivo Jesus com muito anseio. Isso fará com que o nosso amor por Ele cresça a cada dia. Toda noiva mal consegue esperar pelo dia do seu casamento. Só de pensar em como será a cerimônia, o seu coração se enche de alegria e ela começa a clamar “vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20).

 

CONCLUSÃO

Por mais que seja difícil, por causa da nossa impaciência e, também, devido às tantas coisas que o mundo nos propõe, vale a pena aguardar por Jesus, o nosso Noivo. Somente Ele será capaz de nos levar à casa de Deus e nos proporcionar a verdadeira alegria, quando voltar. Se formos pacientes, toda a espera valerá a pena.

 

 

 

PARA REFLETIR:

Você se considera uma pessoa paciente, ou é daquelas que não conseguem esperar por nada nem por ninguém?

 

Tem noção de que você é a noiva de Cristo? Sabe o que isso significa?

 

Você tem guardado o seu coração, os seus pensamentos e o seu corpo para o grande dia da volta de Jesus?

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: pastorantoniojunior.com.br

Os comentários estão encerrados.