Guarda o Coração
4 de maio de 2020
Deus Responde ao Nosso Clamor – Parte Final
4 de maio de 2020

O TEMOR AO SENHOR EVITA O MAL – PARTE 4

 

Quebra-Gelo: Estamos aprendendo sobre o que é o temor ao Senhor. Já vimos que não é medo, mas sim respeito, reverência, honra, obediência a Ele.

 

Vamos agora aprender algo muito importante sobre o temor ao Senhor: ELE NOS DESVIA DOS LAÇOS DA MORTE. Como assim? O que isso quer dizer? Quer dizer que, quando tememos ao Senhor e andamos em obediência a Sua Palavra, vamos evitar muitas situações que poderiam nos levar à morte.

 

Princípio Bíblico: “No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio. O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte.” (Provérbios 14:26,27).

 

Mensagem: Pessoas tementes a Deus evitam o mal

Está escrito em Provérbios 8:13 : “Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso” . E todos aqueles que se afastam do mal evitam muitas situações perigosas. Por exemplo: Quando obedecemos a Palavra de Deus, não vamos andar com pessoas que têm um mau comportamento, que mentem, roubam, usam drogas. E isso nos livra de muitas situações difíceis, muitas vezes até de morte.

 

A Bíblia apresenta Jó como homem temente: “Jó era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal” (Jó 1.1). O temor do Senhor de Noé também é notável: era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. (Gn 6.9). Viver com integridade entre o povo da sua época deveria ser um tremendo desafio, pois a perversidade do homem tinha aumentado na terra e… toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal (Gn 6.5). Isso não parece um pouco com os dias em que vivemos hoje?

Todos os dias sabemos de notícias de assaltos, assassinatos, pessoas negando a existência de Deus. No tempo de Noé ou de Jó, também era assim. Não tinha jornal para transmitir as notícias, mas o povo vivia na falta de temor ao Senhor.Mas, tanto Noé como Jó se mantiveram obedientes a Deus, e isso os livrou da morte. Noé e toda a sua família escaparam da morte no dilúvio, dentro da arca, e, a partir deles, o Senhor começou um novo tempo na terra. Jó foi curado de sua enfermidade, teve filhos e filhas e o Senhor lhe acrescentou riquezas.

 

Qual o segredo para isso? Exatamente! TEMER A DEUS.

 

O temor ao Senhor também é fonte de vida. Então, quando somos tementes a Deus, não só nos desviamos da morte como temos vida.

 

A fonte é o lugar de onde jorra a água. O temor ao Senhor é fonte de vida, e não uma vida qualquer, mas uma vida de excelência, de qualidade.

 

Você já parou para prestar atenção em um fato interessante: Muitas pessoas estão vivas, mas suas vidas não têm graça, não têm sentido, não têm alegria, não usufruem das coisas boas da vida que Deus criou para nós?

Vamos ver algumas situações:

 

– Um homem que fumou a vida inteira e hoje tem câncer no pulmão e está vivendo em cima de uma cama, sem poder andar, trabalhar, passear, cuidar da sua família. Podemos dizer que a sua vida é uma vida de excelência?

 

– Uma garota que sempre andou com colegas rebeldes, mentirosos, desobedientes, e, na companhia deles, acabou se envolvendo com roubo e drogas. Hoje está presa, não pode estudar ou trabalhar. Podemos chamar a sua vida de uma vida de excelência?

 

E, assim, quantas outras histórias nós ouvimos. Se houvesse nessas pessoas o temor ao Senhor, certamente teriam uma vida diferente.

 

Que vida você quer? Você quer estar guardado dos laços da morte? Lembre-se: “O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos dos ímpios serão abreviados.” Provérbios 10:27

 

 

Fonte: montesiao.pro.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *