Norma 01
9 de junho de 2020
O Temor ao Senhor e os dons do Espírito – Parte 08
10 de junho de 2020

VIDA NO ESPÍRITO

 

 

Texto: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Rm 8.1–JFA Corrigida e Revisada, Fiel)

 

Introdução

Há duas formas de viver a vida, uma é segundo a carne e a outra segundo o Espírito. Somente é possível andar segundo o Espírito após uma verdadeira experiência com Cristo. Impossível dominar os desejos da carne sem a ajuda do Espírito Santo. Jesus Cristo é o nosso maior exemplo e enquanto aqui esteve como homem, tendo os mesmos sentimentos que temos, tudo o que Ele fazia era no amor, temor e direção do Espírito Santo.

 

1 – CRISTO, NOSSO MODELO DE VIDA – 2Co 5.15-17

O Apóstolo Paulo diz que não devemos conhecer Jesus apenas segundo a carne, ou seja, apenas de forma histórica e natural. Mas, precisamos conhecer mais e mais o Filho de Deus pelo Espírito. João ainda afirma que devemos andar como Ele andou (1Jo 2.6). Se olharmos para a realidade da nossa carne, podemos ficar deprimidos e desanimados. A carne é perigosa, pois ela gera em nós desejos que podem nos levar a sentir culpa e depressão. Agora, uma vida segundo o Espírito eleva a nossa autoestima e revoluciona o nosso ser interior fazendo-nos mais que vencedores em Cristo Jesus (Rm 8.37)

 

2 – EM CRISTO VIVEMOS UM NOVO ESTILO DE VIDA – Ef 4.17-24

Paulo também diz que precisamos contemplar o Senhor como por espelho (2Co 3.16-18). Por que espelho? O que contemplamos no espelho é a nós mesmos. Nós somos esse espelho onde o Senhor reflete a sua glória. Mas, para que a glória de Cristo seja refletida em nós, precisamos trocar a roupa espiritual, nos despir do velho homem, da natureza carnal. Se assim aprendemos, e somos instruídos pelo Espírito Santo, segundo a verdade, renunciamos os desejos carnais que nos corrompem, renovamos nosso espírito e com isso nos revestimos do novo homem, ou seja, segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Isto que aprendemos de Cristo (Ef 4.20-24). Um novo estilo de vida.

 

3 – NÃO HÁ CONDENAÇÃO AOS QUE ESTÃO EM CRISTO – 1Ts 5.23

Estar em Cristo significa negar-se a si mesmo, tomar a cada dia a cruz, e segui-Lo (Lc 9.23). O coração precisa negar os desejos da carne para poder ter uma verdadeira vida. Richard Baxter disse: “A morte perde metade de suas armas quando negamos em primeiro lugar os prazeres e interesses da carne”. Portanto, somente uma vida guiada pelo Espírito Santo (Rm 8.14), sabe o que é viver santidade completa, no espírito, na alma e no corpo. Razão pela qual, quando estamos em Cristo, gozamos de amor, paz na alma e segurança mesmo em meio ao caos. Porque nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus.

 

Conclusão

Amados, há somente duas formas de viver a vida, segundo a carne ou segundo o Espírito. Da qual forma você tem vivido? Lembrando que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

 

 

 

Fonte: .igrejadoavivamento.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *