Santidade a Chave para ver a Deus – Parte 01
30 de agosto de 2020
Santidade a Chave para ver a Deus – Parte 02
6 de setembro de 2020

VENCENDO A ANSIEDADE PELA PALAVRA

 

Reflexão:

Você se considera uma pessoa ansiosa?

 

O que tem lhe preocupado de maneira excessiva?

 

Essas preocupações têm lhe angustiado?

 

 

Texto chave: Lc.12:22-31

 

Textos complementares: Mt.6:25-33;Pv.12:25;Fp.4:6e7

 

  1. Segundo o texto de Lucas 12: 22 – 31, com o que as pessoas estavam preocupadas?

 

  1. O que Jesus nos fala sobre as preocupações?

 

Introdução:

Encontramos neste texto uma advertência, um conselho, uma ordem de Jesus que nos diz: não andeis ansiosos por coisa alguma nem pela vida, nem pelo que comer e vestir, pois a vida é mais que tudo isso. No decorrer do texto de Lc. 12, Jesus também nos convoca a olharmos os lírios do campo e as aves do céu que são alimentados e vestidos muito bem, Deus nosso Pai e Criador cuida de tudo, das aves, das flores, da natureza e com certeza da “coroa de sua criação” que somos nós.  Assim não andar ansioso é uma questão de fé, uma escolha, uma decisão embora não seja nada fácil.

 

Ansiedade não é nada além de preocupação intensa, excessiva e persistente, medo de situações cotidianas.

As causas da ansiedade são diversas. No entanto, situações estressantes tendem a torná-la mais evidente, como por exemplo o primeiro dia de trabalho, problemas financeiros, problemas conjugais, desemprego, perda de um ente querido, diagnóstico de uma enfermidade, quebra de relacionamentos e a ausência da comunhão com Deus, todos esses acontecimentos abrem a porta para a ansiedade.

A ansiedade é um mal que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde. Não é possível ter qualidade de vida sendo ansioso, pois a ansiedade nos tira a paz e, consequentemente, a alegria. Provérbios 12:25  nos diz que “a ansiedade no coração do homem o abate”…

A Organização Mundial da Saúde estima que, atualmente, mais de dez milhões de pessoas sofrem de ansiedade. Torna-se uma doença quando afeta o seu dia a dia chegando mesmo a lhe paralisar. O transtorno da ansiedade afeta a pessoa tanto emocional como fisicamente. Pode ser considerado um dos males do século que não escolhe raça, crença ou classe social.

 

.

 

Como vencer a ansiedade segundo a Palavra?

 

Não estejais ansiosos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com  ação de graças. E a paz de Deus que excede todo  o entendimento guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.(Fp.4:6,7)

De acordo com este texto, como  venceremos a ansiedade?

O Ap.Paulo orienta a trocar a ansiedade pela oração, está ansioso vá orar, apresente a Deus o que está lhe angustiando e com súplicas, parece que ele está nos indicando uma maneira mais intensa de orar, uma maneira de dizer a Deus que isso é urgente e em seguida agradecer. Geralmente, agradecemos quando recebemos, mas ele aqui nos ensina a agradecer logo após a petição. É uma maneira de expressar nossa fé ao nosso Deus, já crendo que vamos ser atendidos, dessa maneira agradamos a Deus.

O resultado de colocar a ansiedade aos pés de Jesus e lhe oferecer súplicas e ações de graças (Fp.4:7) é ter a paz que excede todo entendimento que guardará nosso coração e mente em Cristo Jesus e a ansiedade desaparecerá. Três coisas são necessárias: orar, suplicar e agradecer.

O apóstolo Pedro também nos diz que devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7).

E Jesus nos diz: ”Buscai, antes de tudo, o reino de Deus e a sua justiça e estas coisas vos serão acrescentadas”(Lc 12:31)

 

Conclusão:

Para vencer a ansiedade procure mudar o foco do seu problema, olhe para Jesus apresente suas ansiedades em oração, dê graças e confie que ele pode suprir tudo o que lhe preocupa. ”E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.(Fp 4:7)

 

 

 

Apelo

Para seguir os passos acima e ter como resultado a paz no coração e na mente é necessário primeiramente, entregar sua vida, seus caminhos, a Jesus o único que pode lhe conceder descanso, você hoje quer que Ele entre em sua vida e na sua história?

 

MAIS

Por Me. Conceição Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *