O Senhor está perto de Nós
14 de setembro de 2020
Santidade a Chave para ver a Deus – Parte 04
21 de setembro de 2020

O HOMEM E A DEPRESSÃO.

Reflexão:

  • O que você entende por depressão?
  • Você já se sentiu depressivo em algum momento?
  • Alguém que anda com Deus pode entrar em um quadro depressivo?

Texto-Chave: 1 Reis 19:2-19

Textos Complementares: I Pedro 1:18-20, Salmos 46:1, I Corintios 2:9

1 – Você conhece a história de Elias?

2 – O que Elias realizou antes de fugir?

3 – Você já teve vontade de se esconder logo depois de ter realizado algo grande?

4 – Em algum momento de sua vida, você já olhou ao seu redor e desejou não viver mais?

De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas. Além disso, pessoas com depressão, normalmente apresentam vários dos seguintes sintomas: perda de energia; mudanças no apetite; aumento ou redução do sono; ansiedade; perda de concentração; indecisão; inquietude; sensação de que não valem nada, culpa ou desesperança e pensamentos de suicídio.

A depressão pode afetar qualquer pessoa, ela não é necessariamente um sinal de fraqueza. Elias foi um grande profeta do Senhor, após ter destruído muitos profetas dos falsos deuses, fugiu porque teve medo. Vemos neste grande profeta alguns sinais de depressão, tais como: tristeza persistente para exercer seu ministério, uma atividade na qual tinha prazer, e tornou-se algo que ele não conseguia mais fazer. Elias fugiu; se isolou; não tinha vontade de comer e  dormia em excesso. Naquele momento, provavelmente, Elias não tinha clareza dos planos de Deus para a vida dele; mesmo sendo um homem de Deus, ele se esqueceu dos seus objetivos e deixou de sonhar com o futuro. Para ele, o presente era mais importante e parecia que não teria como sair daquela situação. Elias desejou a morte, pois sentia que sua vida não tinha mais sentido e não tinha mais nada a realizar.

Muitos de nós esquecemos – ou não queremos lembrar – as promessas de Deus para nossas vidas, preferindo olhar para as situações adversas; o que nos faz entrar na rota do desespero e, muitas vezes, nos paralisa. Mas temos um Pai que quer realizar os sonhos Dele em nós. Ele é nossa esperança e o nosso socorro nas horas em que mais nos sentimos angustiados, tristes e sozinhos; Ele é quem nos lembra de cada uma de suas promessas e nos faz sonhar, mostrando o futuro que nos espera Nele, como está escrito em Jr 29:11: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”

Ele escuta nossas lamentações e nos faz acreditar que – Nele – nós temos vida em abundância e cheia de sonhos realizados.

O que precisamos entender é que:

  1. Somos preciosos para Deus – I Pedro 1:18-20
  2. Deus está sempre cuidando de nós – Salmos 46:1
  3. Deus tem planos para o futuro daqueles que o amam – I Coríntios 2:9

Conclusão

Mesmo sendo um grande profeta de Deus, Elias entrou em um quadro de depressão. Muitos sintomas vieram sobre ele a ponto de fazê-lo esquecer, momentaneamente, as promessas de Deus. Chegou a desejar a morte. Mas, mesmo tentando fugir de tudo, se isolando e não tendo clareza de quem ele era, Deus tinha certeza dos propósitos já traçados para a vida dele.

Apesar do quadro de Elias, o Senhor entra em ação para tratá-lo, provendo-lhe comida e até fazendo psicoterapia, pois o ouvia e redirecionava-o ao foco.

A depressão pode ser curada, pois temos um Deus que pode curar todas as enfermidades do nosso corpo, alma e mente. Também precisamos entender que Deus tem capacitado homens para nos auxiliar a entender essas enfermidades e descobrir medicamentos que nos ajudem. Não pense que procurar auxílio de um profissional é deixar de confiar em Deus, se for necessário, não se envergonhe de procurar ajuda especializada.

Apelo:

Ainda que em alguns dias você pense o quanto é difícil superar algumas adversidades, lembre-se de que Deus está sempre presente em sua vida. Ele tem sonhado com você e sua vida é muito preciosa para Ele. Hoje é o dia de você decidir viver o que Ele tem para você. Decida sonhar os sonhos de Deus; tome posse do que Jesus conquistou na Cruz; entenda hoje que Ele é o socorro que você precisa e entregue sua vida para Ele. Deixe-O fazer morada em você e seja pleno (a).

MAIS

Por Me. Carliuse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *