Vencendo a mente letárgica – Parte 1
26 de setembro de 2020
Fazer outros Brilharem
5 de outubro de 2020

SUICÍDIO NÃO É A SOLUÇÃO!

 

 

Reflexão:

Em sua opinião, o que leva alguém a cometer suicídio?

Texto Chave: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. (1Co 6.19, 20)

1.Segundo o texto, qual a função do nosso corpo?

2.De acordo com o que foi lido, o nosso corpo, de fato, nos pertence?

3.Se não nos pertence, podemos fazer o que queremos com ele, inclusive, determinar o momento em que ele deve parar suas funções vitais?

Textos Complementares: Jo 10:10, Jo 3:16, Is 53, Lm 3:21, Fl 4:7,8, 1 Jo 3:1. Mt 11:28-30

 

Introdução

Suicídio é autoextermínio, ou seja, tirar a própria vida. Infelizmente esse assunto precisa ser abordado, já que essa prática tem se tornado algo muito corriqueiro atualmente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de suicídios, a cada 100 mil habitantes, aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%.  Os índices são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Depressão, *transtornos mentais e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Muitos suicídios ocorrem impulsivamente durante tempos de crise que minam a capacidade de enfrentar as tensões da vida, como problemas financeiros, quebra de relacionamento, *perdas significativas, doenças crônicas etc. (Fonte -https://pebmed.com.br/setembro-amarelo-taxa-de-suicidio-aumenta-7-no-brasil-em-seis-anos/).

 

Acréscimos do autor

A Bíblia nos ensina algumas lições práticas sobre o suicídio:

  • Ela é enfática ao dizer que nosso corpo pertence a Deus e que não somos donos de nós mesmos, mas é Deus o dono da nossa vida; assim, somente Ele tem o direito de tirá-la. (1 Co 6:19).
  • Partindo da ideia de que Jesus já levou nossas dores e sofrimentos na Cruz e nos proporcionou a Paz que excede todo entendimento, cometer suicídio, no mínimo, é uma não aceitação do Seu sacrifício de morrer pelos nossas dores, pecados, transgressões e iniquidades. ( Is 53)
  • Somente o Ladrão é interessado no suicídio de alguém, porque Jesus veio para dar Vida e Vida em abundância ( Jo 10:10).
  • Há um amor que se manifesta mesmo quando não somos aceitos, amados ou estamos em profunda dor, querendo desistir até mesmo da vida: O Amor de Deus. (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida Eterna Jo 3:16).
  • Devemos trazer à memória tudo aquilo que nos dá esperança ( Lm 3:21), pois até o pensar diferenciado do que Deus propõe nos causa muitos males, tristezas e vazios. Cogitar tirar a vida e executar o plano de se suicidar é, sem dúvida nenhuma, incompatível com o plano de Deus para nós. Nosso pensamento deve estar baseado em tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fl 4.7-8).

 

 

 

Conclusão: Diante de tão relevante verdade, acreditamos que tirar a própria vida não é a saída para nenhum dos problemas pelos quais passamos, já que problemas sempre vão existir. Precisamos compreender que existem saídas para as dores mais intensas, não se constranja em pedir ajuda a um profissional da área, a um amigo, a um familiar, à igreja, e, acima de tudo, a  Deus; converse com Ele, seja sincero sobre suas dores, aflições e deixe-se envolver por Seu amor que é infinito e supridor(Vede que imenso amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos tratados como filhos de Deus; e, em realidade, somos filhos de Deus! 1 João 3:1)  Ainda há esperança, mesmo que não esteja sendo percebida. Jesus quer que continuemos vivendo, a fim de gozarmos da  plenitude de vida que Ele reservou para nós; haverá cura para todo nível de dor, e libertação para tudo que tenta nos destruir.

 

Apelo: O Senhor quer que nos entreguemos a Ele, a fim de que nos ensine a caminhar e viver nEle, para que haja mudança verdadeira em nossa história. Deus tem um propósito real para que nossa vida tenha sentido. O primeiro passo é aceitá-lO; o segundo, é conhecê-lO; o terceiro, é aprender seus ensinamentos e o quarto, é executar o que aprendemos. Você deseja cumprir esses passos? Deseja receber Jesus como seu senhor e salvador? Deseja viver a plenitude da vida que somente Cristo tem para lhe oferecer?

Não perca mais tempo, aceite-O como seu Senhor, Salvador e Amigo fiel, fazendo assim, Ele preencherá todos os espaços vazios de sua vida, trazendo assim vida e vida em sua total plenitude. Ele mesmo lhe convida:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

 

Ministério Apostólico Internacional Shalom

Amanda Pinheiro Amorim Sodré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *