Jesus é o Caminho!
1 de novembro de 2020
Estratégias para o crescimento
1 de novembro de 2020

EU NÃO SOU TODO MUNDO

 

Mateus 5.9

 

Referência bíblica: “Bem-Aventurado os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”.

SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O GRUPO (uma dica é você pedir para o grupo encenar a si

  1. A professora sai da sala para buscar um material em seu armário, nesse momento dois colegas começam a brigar na turma, e os demais alunos gritam: BRIGA, BRIGA… a sala de aula vira uma zona de gritos e confusão, O QUE VOCÊ FARIA? QUAL SERIA SUA ATITUDE NESSE MOMENTO? ISSO JÁ ACONTECEU COM VOCÊ?
  2. Você estar brincando com duas colegas do seu bairro, de repente uma não quer dividir o brinquedo com a outra, e começam uma briga feia, e então o que fazer?
  3. Você estar em casa jogando no celular, quando escuta de longe uma grande discussão no quarto de seus pais, eles começam a falar bem alto, até os vizinhos escutam, o que você acha que pode fazer nesse momento?
  4. Na escola você escuta seu amigo falando mal de você, ele nem ver que você escutou, um outro colega que estava junto com você lhe diz: Se fosse eu partia para a briga. E então o que você faria?
  5. Você chega cedo na sala de aula e escolhe um lugar para sentar. Quando de repente chega um colega e começa a brigar com você e lhe diz: PODE SAIR QUE AQUI É MEU LUGAR, chegam outros amigos e começam a dizer – É BRIGA! O que você faz?

 

Você percebeu que essas situações geralmente acontecem em nosso dia a dia? E geralmente não sabemos o que fazer, ou acabamos tendo as mesmas atitudes dos nossos colegas, agredindo, xingando o outro, fazendo bagunça e confusão, gritando, enfim, temos várias atitudes que nem sempre são as atitudes certas.  Mas hoje vamos aprender que eu e você temos uma importante missão: SER UM PACIFICADOR! Você sabe o que é isso? Talvez você nem saiba o que é, mas hoje vamos aprender que por onde você for, você tem a missão de ser um (a) PACIFICADOR (A).

Essa palavra estranha na verdade significa algo que você conhece muito bem, um pacificador é alguém que leva a paz por onde vai, onde estiver. Um pacificador é aquela pessoa que quando todos gritam BRIGA, ele busca acalmar, resolver o problema, ele busca a paz. Vamos aprender hoje algumas atitudes de um pacificador, vamos nessa?

 

  1. Um pacificador não é igual a todo mundo: Essa é a primeira coisa que precisamos saber. As atitudes de um pacificador sempre vão ser diferentes dos outros colegas, das outras pessoas, exatamente pelo fato de um pacificador não ser igual a todo mundo. Pelos lugares onde passamos, as pessoas as vezes por qualquer motivo querem brigar, por esse motivo encontrar um pacificador é raro, mas Deus conta com você, comigo, com a igreja, para sermos diferentes. Na sala de aula quando todos buscarem brigar, fazer confusão, que você busque a paz, que você seja diferente. Ser uma pacificador não significa dizer que você também não pode se chatear, ficar zangado, mas ser um pacificador é respirar bem fundo, e pensar O QUE JESUS FARIA?

 

  1. Incentive outros: Um pacificador incentiva outras pessoas a levarem a paz também, e sabem como? Justamente através das atitudes. Lembram da 5º situação? No momento em que o outro colega começa uma briga por conta de uma lugar na sala, se sua atitude for gritar, brigar, você vai acabar gerando mais confusão e não levando paz, então se sua atitude for contraria, as pessoas logo vão lhe perguntar? Como você consegue ser assim? Não revidar? E então elas vão olhar para você e dizer: Eu quero ser igual a você! Incentive seus amigos, seus irmãos, seus familiares, imagine se um incentivar, ser exemplo para outro, haverá muito mais paz, e menos brigas e confusões.

 

  1. Um pacificador ora quando não pode agir: Muitas vezes talvez você não poderá separar uma briga, acabar com uma confusão, como no caso da situação 3 lembra? Os pais estavam brigando no quarto, nesse momento o filho (a) não poderá invadir o quarto e pedir para que os pais se acalmem e conversem depois, pois talvez em meio ao estresse dos pais, a situação piore. Mas existe algo que o pacificador pode fazer em uma situação assim ou parecida com essa, sabem o que? ORAR! O pacificador ora quando ver situações de brigas, confusões que ele não pode impedir. Por isso quando você não puder impedir uma briga, escolha orar, ore para Deus possa colocar paz nos corações das pessoas, para que a confusão pare e para que as pessoas escolham conversar e não gritar, fazer a pazes e não bater. A sua oração pacificador tem muito poder.

Por fim lemos em Mateus que os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Então se queremos ser conhecidos como filhos do Pai, devemos levar a paz assim como Jesus fazia, quando os fariseus provocavam Jesus, querendo que Jesus participasse de confusões e intrigas, Jesus tinha atitudes de paz, e não de guerra, não de brigas. Jesus levava a paz em atitudes e em palavras, então vamos levar a paz com as nossas atitudes e com as nossas palavras, e que as pessoas olhem para nós e queiram ser parecidas conosco, pois somos parecidos com Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *