Estratégias para o crescimento
1 de novembro de 2020
Praticando a Palavra
8 de novembro de 2020

JESUS É A LUZ DO MUNDO!

Reflexão:
Você sabia que a luz solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono em serotonina, que é importante para o bom humor?
• Em sua opinião, o que é a luz?
• Qual a importância da luz para você?
• Quais benefícios a luz traz a você?

Texto-chave: João 8:12

Textos complementares: Gn. 1:16ª; 1 Jo 4:9; Pv 4:19; João 1:5; Atos 26:17-
18; Cl 1:13; Ef 5:8; Sl 119:105

De acordo com Jo 8:12, responda:

• Por que o mundo precisa de Luz?
• Como viver no mundo sem andar nas trevas?

INTRODUÇÃO
Deus pensou em todos os detalhes quando criou o mundo. Segundo (Gn. 1:16ª), Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia (o Sol) e o menor para a noite (a Lua). Toda ideia de Deus, desde o início da criação do universo, foi sempre pensando no homem. Logo após o Senhor Deus ter criado o homem do pó da terra e tê-lo feito à Sua imagem e semelhança, o abençoou.
O plano original do coração de Deus foi se relacionar e abençoar a raça humana desde Adão e Eva, mas, por causa da desobediência, esse relacionamento foi rompido com o Senhor. A partir de então, o mundo entrou em um tempo de trevas, e até a natureza sentiu o efeito da ação de Adão. Segundo Gn 3:18, a raça humana estava afastada de Deus, mas ELE não iria deixar o homem perdido e o mundo em trevas, assim entregou o Seu Filho Jesus como Cordeiro para sersacrificado por nossas culpas diante do Pai celeste. “Foi assim que Deus manifestou o Seu amor entre nós: enviou o Seu Filho Unigênito ao mundo para que pudéssemos viver por meio dELE (1 Jo 4:9)
Jesus, enquanto esteve nessa terra, declarou ser a Luz do Mundo e quem O seguisse já não andaria em trevas, mas teria a luz da vida. O que Jesus quis nos dizer é que, apesar do mundo está em trevas, Ele é a Luz que clareia nossa caminhada para junto do Pai. Dessa forma, não há outro Caminho tão claro rumo a Deus que não seja Jesus.
Quando andamos sozinhos, sem ter um relacionamento com o Senhor Jesus, caminhamos em trevas; porém, quando O recebemos em nossas vidas, logo passamos a andar na luz de Cristo, que começa a brilhar e a dissipar as trevas que, outrora, nos faziam tropeçar. Ele traz a luz às pessoas que estão nas trevas, basta uma atitude, uma decisão: querer andar com Ele e nEle. Atos 26:17-18 – “Eu te livrarei deste povo e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrirem os olhos e se converterem das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.
Em (Cl 1:13) está escrito: ” Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.
Deus não tem interesse em condenar o homem à morte eterna, pelo contrário, Ele enviou Jesus para nos reconectar ao Pai. Quando um homem se arrepende e faz o caminho de volta para Deus, há celebração no céu; porém, quando se afasta de Deus, isso entristece o coração do Pai, porque haverá uma punição eterna para todo aquele que peca e não se arrepende.
Tudo o que Deus deseja é que o homem reconheça a Sua paternidade e se torne filho para desfrutar uma vida abundante nesta terra. Todo aquele que decide se tornar Seu filho não andará mais em trevas, não viverá mais na escuridão espiritual.

CONCLUSÃO
Tudo vai depender da nossa atitude: decidir permanecer nas trevas ou andar na luz. Deus nos revelou Seu Filho Unigênito para que possamos andar em Sua Luz. Recebê-lo como Senhor e Salvador é ter a certeza da vida e andar na luz por toda a Eternidade. Jesus é a Luz de Deus que dissipa as trevas e ilumina o caminhodo homem para não mais tropeçar. Todo aquele que se torna filho de Deus, por intermédio de Jesus Cristo, não andará mais em trevas, pois se tornou filho da Luz. E toda treva que havia em seu corpo é transformada em luz.

APELO
Precioso (a) amigo (a), só em Jesus encontramos a luz eterna e verdadeira. Você que tem andado sem direção e em trevas, tenha uma atitude hoje de decidir pela Luz de Cristo em sua vida. Venha experimentar da gloriosa luz de Jesus e viver uma vida abundante nesta terra. Teremos desafios? sim, até Jesus retornar para buscar sua igreja, porém, agora vamos andar na luz e não vamos tropeçar na escuridão, porque a Palavra de Deus vai iluminar a nossa mente e espírito; e tudo o que iremos fazer de agora em diante será guiado pelo Espirito de Deus que é a luz.

• Você hoje quer se decidir pela Luz de Jesus em sua vida, aceitando-O como Senhor e salvador?
• Quer entregar a vida e tudo que diz respeito a você para que Ele possa iluminar?

MAIS
Ciane Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *