Jesus tem todo o Poder
15 de novembro de 2020
Davi – Um rei que agradou a Deus
22 de novembro de 2020

JESUS, O EMANUEL

REFLEXÃO

• Você já se sentiu sozinho (a) em alguma situação da sua vida?
• Nos momentos difíceis, você já sentiu que não teve apoio de ninguém?
• Você já teve a certeza de que Deus está ao seu lado?

No início da criação, Deus olhou para o homem e viu que não era bom que ele estivesse sozinho, assim lhe fez uma auxiliadora idônea. (Gênesis 2:18).
Segundo o filósofo grego Aristóteles, “O homem é um ser social”, e ele explica que, o Homem precisa de outras pessoas porque é um ser carente, precisa de outras pessoas para ser pleno e feliz, por essa razão a maioria das pessoas não gosta da solidão.
A maior parte de nós necessita de alguém para compartilhar a vida. Ninguém vive 100% sozinho, ainda que alguns prefiram ficar isolados a fim de entrarem no processo de autodescobrimento. Temos a necessidade de conversar com outras pessoas, de sermos amparados em momentos de tristeza, dor e de compartilharmos os momentos alegres e felizes. Gostamos de ter pessoas ao nosso redor. O que seria de nossas vitórias, derrotas, viagens, refeições, comemorações e de muitos outros momentos se estivéssemos sozinhos neles?
Texto Chave: Isaías 7:14 “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”.

Textos complementares: Mateus 1:21,23; Filipenses 2:6-7

1 – Existe uma lista de nomes que representam Jesus, qual deles encontramos nesse versículo de Is 7:14?
2 – Você sabe qual o significado do nome Emanuel?
3 – Para você, qual é o significado de “Deus conosco”? 4 – É importante ter Deus em sua vida? Por quê?
O livro do profeta Isaías é um dos livros do Antigo Testamento que mais fala da vinda do Messias, Jesus Cristo e, no Novo Testamento, a Profecia se cumpre. Em Mateus 1:21 vemos o anjo comunicando a José que Maria ficaria grávida e que o nome da criança seria Jesus, Este seria o Salvador do mundo.
Mas você observou que uma das primeiras profecias sobre o Messias listada em Isaías dizia que seu nome seria “Emanuel”, por que então o Messias se chamou “Jesus”?
O nome “Emanuel” é o nome profético de Jesus, isto é, o nome que carrega em si o chamado de Jesus na Terra. Ele veio até nós para ser “Deus Conosco”, veio à Terra carregando a presença de Deus em si e nos trazendo a oportunidade de conhecer o Caminho que leva ao coração do Pai.

Após a queda do homem, como este passou a se relacionar com Deus já que o livre acesso à presença de Deus havia sido quebrado?
Embora se manifestando de muitas formas aos Homens na antiguidade, nenhuma delas poderia fazer com que o livre acesso Deus fosse reestabelecido, foi então que Deus, em sua infinita bondade, enviou à Terra o Único que seria capaz de reestabelecer a aliança que havia sido quebrada. A Palavra de Deus nos afirma em Filipenses 2:6-7 que Jesus se esvaziou de sua forma de Deus e tomou forma de Homem para então cumprir o seu propósito de restabelecer nossa aliança com Deus e de nos trazer salvação de nossos pecados.
Deus, em sua infinita bondade enviou seu Único Filho para tabernacular na Terra, isto é, para temporariamente se esvaziar da forma de Deus e viver em forma de Homem, o Emanuel, veio até esta Terra para que a presença de Deus se manifestasse de forma gloriosa em nossas vidas e tivéssemos uma Nova aliança estabelecida entre nós e Deus. O homem que esteve afastado de Deus encontra no Emanuel o Caminho novo para voltar a se relacionar e ter intimidade com o Pai.
Após cumprir o seu propósito na Terra, Jesus subiu aos céus, mas afirmou que não ficaríamos órfãos, o Deus que habitou conosco reestabelecendo nossa Aliança com Deus Pai, nos enviou então o Seu Espírito para que não ficássemos sozinhos, a fim de que a solidão não estivesse mais presente em nossas vidas.

CONCLUSÃO
O Homem anseia por viver em companhia de alguém, afinal, desde o começo Deus entendeu que não era bom que estivéssemos sozinhos; e Deus anseia também por se relacionar conosco, esse foi um dos propósitos de sermos criados por Ele – RELACIONAMENTO – mas ao pecar, o Homem se afasta de Deus. Para que a Aliança quebrada pelo pecado fosse restabelecida, Deus enviou o Seu Único Filho para morrer por nós, como expiação por nossos pecados, para nos trazer salvação e instaurar uma nova Aliança. A partir de então temos livre acesso ao Pai, podemos entrar em sua presença e viver o que Ele tem preparado para nós até a Eternidade.

APELO
Deus não nos criou para andarmos sozinhos, Ele quer que a presença dEle seja constante em nossas vidas. Nós não precisamos viver sozinhos, pois temos um Deus que não esquece de nós, que cuida de nós, sua presença está conosco. O salmista afirma no capítulo 27:10 que mesmo que nossos pais nos abandonem, o Senhor cuidará de nós, porque Ele está disponível para nos guardar. Essa presença, porém, faz parte de nossas vidas quando entendemos que o Emanuel veio até nós e morreu por nós. Você quer que a presença de Deus se torne constante em sua vida? Hoje é dia de reconhecê-Lo como Senhor e Salvador de sua vida!

Mais
M.ª Carliuse Noleto da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *