95Paz
novembro 30, 2017
Aprendendo a confiar em um Deus Soberano
janeiro 9, 2018

Deixe Jesus acalmar a tempestade!

TEXTO: E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? Marcos 4:35-41

Introdução:

Nossa vida é como aquele barco, sujeito às tempestades da vida. A diferença é onde Cristo está dentro ou fora dele? Tempestades vêm para todos, mas o que faz a diferença é como cada um passa a enfrenta.

1  – A TEMPESTADE

  • São situações onde estamos sozinhos- os discípulos e Jesus haviam deixado a multidão. Passaram a outra margem 36.Quando nos convertemos pensamos que sem os antigos amigos estamos sozinhos.
  • Situações de desassossego – v.37 que nos trazem falta de paz. (Doenças, escassez, perseguição)
  • Situações externas – Jesus estava no barco com eles, mas as coisas que aconteciam ao redor lhe causavam temor. Situações ao nosso redor, do mundo, da malignidade dos tempos e dos

2  – A REAÇÃO DOS DISCÍPULOS

  • Questionamentos/ incredulidade ao ver a tempestade- se a nossa fé for vacilante, quando vemos circunstâncias difíceis, temos a tendência de
  • Medos / assombro – muitas vezes, diante das intemperes da vida, os medos e assombros podem nos alcançar
  • Falta de descanso -não conseguiram nem mesmo dormir, apenas Jesus dormia. O que tem tirado, roubado tuas noites de sonho?
  • Não conheciam ainda o poder de seu mestre – 41.A tempestade virá, mas através dela você conhecera o poder de Deus que é maior que a tempestade.

3  – A REAÇÃO DE JESUS v-38-40

  • Dormia fisicamente, mas não
  • Possui o domínio sobre todas as coisas 39
  • Procura fé -em nós nos momentos mais difíceis- 40.Os momentos difíceis vêm para que Ele veja onde nossa fé está, e se ela estiver fraca tudo contribuirá para que ela se torne mais firme.

CONCLUSÃO:

Se sua vida está assaltada por tempestades, vento forte que te tem causado temor venha a Cristo que tem todo poder de controlar toda e qualquer situação. Deixe primeiro ELE entrar no barco da sua vida e as demais coisas, Ele mesmo cuidará!

Apa Alessandra Machado

 

DINÂMICA: Problemas

Material: Balão e palito de dente

Desenvolvimento: Dar um balão para cada discípulo (pedir para encher o balão) e um palito de dente. O balão representa nossa vida e o palito nossos problemas. Às vezes problema (palito) chega em nossa vida (balão) de repente. O que acontece? A gente estoura (o palito vai estourar o balão). Após esse momento, entregar de novo mais um balão para cada discípulo (encher o balão) e explica que precisamos aprender a conviver com nossos problemas. Os nossos problemas não podem nos estourar. Pega seu problema (palito) e enfiar na ponta do balão (perto do local que amarra o balão). Perceba que agora seus problemas não podem mais te estourar.

Conclusão: O problema pode até estar dentro de você, mas ele não te estourou, temos que aprender a conviver com nossos problemas. Você é maior que seus problemas. Peca a ajuda ao Nosso Deus.