Culto de Ceia
13 de outubro de 2018
A Geração de Samuel IV
14 de outubro de 2018

A MENSAGEM DA CRUZ: LOUCURA OU PODER?

 

 

“ Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” ( I Cor 1:18 )

 

O tema da pregação de Paulo era apenas um: A CRUZ DE JESUS CRISTO. Ele mesmo afirmou acerca da sua pregação: “ Nós, porém, pregamos a Cristo crucificado” ( I Cor 1: 23 )” Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado ( 2:2 ).” Já estou crucificado com Cristo e agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.” ( Gal 2:20 ). Ou seja, o evangelho que Paulo pregava era simples: a mensagem da cruz!

 

A simplicidade do evangelho

A palavra “evangelho” significa “ boas notícias”. A boa notícia é que através da cruz de Cristo, todas as pessoas podem ser perdoadas dos seus pecados, podem ter seu relacionamento com Deus restaurado, pode desfrutar de uma vida abundante aqui na terra, uma vida com propósitos santos e definidos e, depois da morte, podem ressuscitar e ter vida eterna com Deus.

Essa mensagem é tremenda e, ao mesmo tempo, simples! Jesus, por amor, morreu em nosso lugar, pagando a dívida de pecados que pesava sobre nós. Todo aquele que entende essa verdade, se reconhece pecador e decide entregar o governo da sua vida a Jesus Cristo, será salvo!! “ Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus os ressuscitou dentre os mortos, será salvo” ( Rm 10:9 )

Essa mensagem é o poder de Deus pra quem crê!

 

A soberba dos que se acham sábios

A soberba é um sentimento diabólico. Foi por soberba que Lúcifer foi expulso da presença de Deus e se tornou quem ele é hoje. A Bíblia afirma que  Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ( Tg 4:6 ).

Pois é justamente a soberba que impede muitas pessoas de aceitarem a mensagem da cruz. Para elas, tudo isso não passa de uma loucura. Elas se acham auto-suficientes, acham que podem guiar suas próprias vidas sem precisar da intervenção de Deus. Há até aquelas que nem se sentem pecadoras ou carentes da graça de Deus.

Muitos se julgam sábios, eruditos, questionadores dessa era ( I Cor 1:20-21 ), outros esperam sinais miraculosos para poderem crer ou procuram entender o  evangelho baseados na sua sabedoria. ( v. 22 ). Para tais pessoas, eles são os sábios e os crentes, são os loucos.

Mas Deus não leva em conta essa sabedoria humana. Pelo contrário, a salvação é para aqueles que, pela fé, crêem na loucura da cruz.

 

Já que o evangelho é simples, Deus escolheu os simples

Deus chama as pessoas simples para receberem a mensagem do evangelho. É isso que o texto de I Corintios nos diz a partir do v. 26. Se observarmos no meio do povo de Deus, veremos que a maioria absoluta são pessoas simples. É justamente esse tipo de gente que Deus escolhe. Gente que, na sua simplicidade, se reconhece carente de Deus.

Porém nunca ache que você está em Cristo por merecimento seu, é sempre pela graça e pela misericórdia de Deus A Bíblia diz: “ É, porém, por iniciativa de Deus, que vocês estão em Cristo Jesus” ( I Cor 1:30 )

 

Não ligue pra quem achar que você é louco

Desde os tempos do apóstolo Paulo havia aqueles que achavam que esse negócio de ser crente, de seguir a Jesus, de crer na eternidade, no céu, era uma tremenda loucura. Hoje não é diferente. Não faltarão pessoas dizendo que você enlouqueceu, agora, que quer servir a Jesus, que vai viver uma vida de santidade, de compromisso com Deus. Não estranhe! O evangelho é mesmo uma loucura pra quem não crê.

 

CONCLUSÃO

Renda-se à mensagem da cruz, pois ela é para pessoas como você. Pode até ser que venham a zombar de você, mas lembre-se o poder de Deus se manifestará em sua vida. Foi assim com o apóstolo Paulo e com todos os discípulos de Jesus: por onde eles passavam, o poder de Deus era manifestado. Será assim com você! As pessoas verão que há algo diferente na sua vida.

Os comentários estão encerrados.