O Poder do Discipulado – Parte Final
17 de outubro de 2018
A Geração de Samuel V
21 de outubro de 2018

COMBATENDO O MEDO

 

TEXTO: “Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece”. Jó 3:35

 

Parece que aquilo que mais tememos é no final aquilo que nos sobrevém… Mãos suadas, olhos arregalados, coração saltando pela boca, são algumas das sensações que acompanham esse terrível mal que assola a muitos. Existem pessoas que até vivem em função do medo, se fecham, mudam os hábitos, pois têm medo de serem assaltadas, violentadas, seqüestradas, assassinadas, etc.

O medo abre as portas para todo mal contra o ser humano. O medo de alguma coisa pode terminar nos acontecendo, pois este é uma maneira de “profetizar” o mal.

 

O QUE NOS ACONTECE QUANDO SENTIMOS MEDO?

É gerada em nós uma incapacidade de raciocinarmos e passamos a viver em função da situação que nos causa medo. Ficamos paralisados, inibidos de darmos um passo em direção a uma porta que nos leve a um lugar seguro.

O medo teve sua origem quando o homem desobedeceu a Deus, no jardim do Éden. Ao pecarem e se esconderem, Adão justificou sua fuga da seguinte maneira: “Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu.” A partir daí o homem passou a viver num estado constante de medos!

Mas hoje veremos à luz da Bíblia como resolvermos o problema do medo:

 

ENTENDER QUE O MEDO PRODUZ TORMENTO – (I João 4:18) Tormento é agonia, dificuldades, problemas, que geram medo e sofrimento. Uma pessoa atormentada é uma pessoa que não tem paz, está aberta para que o mal a alcance.

 

COMPREENDER QUE O MEDO É A AUSÊNCIA DE FÉ EM DEUS – “Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio” (Gl 3:25), todas as vezes que o medo nos surpreende, também somos surpreendidos pela falta de fé, todavia quando a fé é manifesta em nós, aprendemos a trazer a memória aquilo que nos dá esperança.

 

DAR UM PASSO EM DIREÇÃO A JESUS – “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. ( Ap. 3:20) – se Adão e Eva  abriram as portas para o medo entrar, Jesus veio a esta terra com uma missão: nos garantir paz, segurança e, a cima de tudo, salvação eterna para o problema das nossas almas. Então, não perca tempo, entregue sua vida (incluindo seus medos) a Jesus e confie que nada pode nos destruir se estamos nele. (Romanos 8:34-39).

 

CONCLUSÃO

O medo realmente é algo que tem assolado a vida de muitas pessoas. Este é uma porta de acesso para o mal se alojar em nossas vidas, provocando desespero, desesperança, solidão e pânico. Mas não devemos nos esquecer que Jesus veio a este mundo para nos proporcionar paz e segurança, então devemos entregar nossas aflições e nossos temores em suas mãos porque ele é fiel para cuidar das nossas vidas até o fim, como ele mesmo garante em sua palavra: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”(Mateus 28:20).

Os comentários estão encerrados.