Sendo Construído por Deus Parte II
fevereiro 23, 2019
Sendo Construído por Deus Parte III
março 3, 2019

O Espírito que Habita em Nós

God's Messenger HD Desktop Background

O ESPÍRITO QUE HABITA EM NÓS

 

Texto:   1Coríntios 6:19

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus e que não sois de vós mesmos? ”

 

 

INTRODUÇÃO

O amor de Deus é “derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”, gratuitamente, pelo Pai (Romanos 5:5).

 

QUANDO NOS É DADO O ESPÍRITO SANTO

À partir do momento em que cremos em Jesus, recebendo-o em nosso coração, o Espírito Santo nos é dado por Deus e Ele passa a habitar em nós. Deus nos ama tanto que não deu o Espírito Santo para ficar, não só ao nosso lado, mas para ficar no nosso interior. Dessa forma, o nosso corpo passa a ser templo do Espírito Santo (1Co 3:16) e, como Ele está em nós, sabe tudo a nosso respeito, conhece a nossa estrutura, as nossas necessidades e nos compreende sem nenhuma explicação. A nossa parte consiste em  ouvi-lo, não permitindo a carne vencer a luta travada contra o espírito (Gl 5:17), mas buscando a intimidade com Ele, permitindo que nos convença do pecado, da justiça e do juízo e nos guie  “a toda verdade, porque não falará por si mesmo” (Jo 16:13).

 

CONDIÇÃO PARA TERMOS O ESPÍRITO SANTO

Há uma condição para que o Espírito de Deus seja derramado em nós: a obediência total ao Senhor (Atos 5:32). Há, também, uma verdade contida na Bíblia que precisamos entender e pregar: O Espírito Santo é dado aos que creem em Jesus e o recebem como Salvador e Senhor (Jo 7:38-39). Então, o melhor que podemos fazer pelas nossas vidas é crer e obedecer Àquele que, gratuitamente, nos dá o Seu Santo Espírito – nosso Pai. Deus nos deu o Seu Espírito tão somente pelo amor que Ele tem por nós.  Desde o início da igreja, o Espírito Santo tem estado com aqueles que receberam Jesus como Salvador e Senhor, confirmando o que o Mestre disse: “todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o homem do pecado, e da justiça e do juízo.” (Jo 16.7-8).

 

O ESPÍRITO SANTO E A IGREJA

Se Jesus não enviasse o Espírito Santo, provavelmente a igreja não existiria hoje. Logo após o derramar do Espírito no Pentecostes, todos foram cheios do Espírito Santo e, assim, permaneceram. O Seu poder ainda continua o mesmo. Ele foi enviado para nos consolar e nos encher de poder. É maravilhoso dizer que o Espírito Santo está dentro daqueles que ouviram a Sua voz, confessaram seus pecados, e declararam Jesus como único Senhor das suas vidas. A Bíblia diz que “o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2Co 3.17). Essa liberdade não é nossa, é do Espírito Santo. Será que estamos dando ao Espírito Santo a liberdade que Ele precisa para trabalhar em nossas vidas a fim de que possa realizar a obra que Ele quer fazer em nós?

 

CONCLUSÃO

A Palavra nos diz que “o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5.5). Para entendermos o quanto Deus nos ama, precisamos entender o quanto Cristo sofreu na cruz, morrendo por nós “sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5.8). Deus tinha muitos motivos para não nos amar, mas não o fez. Após Jesus voltar para o céu, Ele nos enviou o Espírito Santo para habitar em nós. Isso significa que nunca estamos sós, pois o Espírito Santo, a todo tempo, se move em nossas vidas.

 

Fonte: COM12