Conhecendo Jesus -Parte 01
abril 27, 2019
Conhecendo Jesus -Parte 02
maio 4, 2019

Vencendo os Nossos Gigantes

VENCENDO OS NOSSOS GIGANTES

           

TEXTO: I SAMUEL 17:31,32

 

INTRODUÇÃO:

Muitos têm sido os nossos gigantes e se falando em família eles aumentam: cônjuges ainda não crentes, filhos rebeldes, problemas financeiros que assolam os casais, doenças e tantos outros. Até chegamos a pensar que Deus não tem nos olhado, que Ele se esqueceu de nós. Vemos tantos serem abençoados, parece até que a vida do outro é mais fácil! Mas hoje Deus nos dará o privilégio de vencermos esses gigantes, através da história de Davi. Alguém que nós conhecemos como um homem segundo o coração de Deus, mas que precisou, assim como nós, vencer muitas guerras para alcançar grandes vitórias.

 

Pano de fundo dessa história:

Golias, um gigante de quase 3m de altura, bem armado, bem treinado, já que era guerreiro desde a sua mocidade, havia desafiado ao povo de Deus: queria um homem que pudesse lutar com ele e aquele que vencesse seria senhor do outro.

Esse desafio durou 40 dias.

Davi foi a mando de seu pai levar alguns mantimentos para seus irmãos que estavam na peleja contra os filisteus e ouviu o tal gigante afrontar o Exercito do Deus vivo.

Então Davi decidiu pelejar contra ele.

 

Satanás, junto com as dificuldades que nos paralisam são nossos gigantes, mas hoje nos posicionaremos como Davi e nos acharemos  prontos para pelejar e vencê-los. Vejamos como:

1-Decidindo não fugir da guerra- não seremos tentados além do que podemos suportar.

2-Lembrando das pelejas que Deus já venceu por nós, Davi se lembrou do livramento que Deus havia dado em relação ao urso e ao leão que queriam devorar o seu cordeiro. (Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. 1 Samuel 17:34-37)

3-Entender que toda afronta que vem sobre nós é afronta contra Deus (eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado v-45)

4-Usar as armas certas. Para cada guerra há uma arma especifica. Nossas armas não podem ser carnais, humanas, mas espirituais: jejum, oração e a espera da estratégia certa dada por Deus. ( I Samuel 17:45 – Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado)

5-Dar o tiro certo com o auxilio do Espírito Santo de Deus.

6-Cortar a cabeça do gigante para que ele não mais seja um tormento, e para que os outros inimigos corram. (I Samuel 17: 51 – Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram).

7-Dando testemunho das coisas que o Senhor tem feito para que todos saibam que há um Deus que salva e nos dá a vitória. ( I Samuel 17: 46, 47 – Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.

 

Cuidados necessários:

Quando lutamos com os gigantes, outras situações tendem nos barrar como foi na história de Davi:

1-         Seu irmão Eliabe que o chamou de presunçoso ( v- 28);

2-         Saul achava que ele não daria conta por causa da sua juventude (v-33)

3-         A armadura errada (v-39)

4-         O desprezo do próprio gigante ( v-42)

 

CONCLUSÃO:

Toda vitória só é possível mediante a guerra, mas depois que o Senhor dos Exércitos peleja e vence a guerra por nós, há muitos despojos para alegrar nossos corações: Então, voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus e lhes despojaram os acampamentos. ( v-53)