A Visão de um Líder
outubro 3, 2019
O Governo de Deus – Parte 2
outubro 10, 2019

Vida Restaurada

VIDA RESTAURADA

 

 

TEXTO: Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes tendo acolhido em paz os espias. (Hebreus 11.31)

 

Na galeria dos heróis da fé, no capítulo onze da carta aos Hebreus, aparece o nome de uma mulher que até ser transformada pelo poder do Reino, era marginalizada pela sociedade. Raabe era o seu nome. Esta foi uma mulher estratégica para a conquista da terra que o Senhor havia prometido ao seu povo.

Antes de conquistar Jericó, Josué mandou dois espias para fazer um levantamento do território a ser conquistado.  Ao chegarem na cidade procuraram um lugar alto e estratégico de onde pudessem avistar toda a cidade e detalhar os planos de ataque.  O lugar mais indicado para esta missão, por incrível que pareça, era justamente a casa da prostituta Raabe, pois ela vivia sobre os muros da cidade.

Acontece que o rei de Jericó soube da presença dos espias e mandou seus soldados os prenderem.  Raabe, porém os escondeu e quando os soldados foram embora, ela os ajudou a fugir, mas antes fez uma aliança com eles: “o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra” e intercedeu para que antes do ataque que derrubaria as muralhas, eles se lembrassem dela e da sua família (Js 2:1-24).

Raabe tivera uma vida distante dos caminhos do Senhor Deus de Israel, mas creu e confessou.  Ela acreditou no projeto de conquista de Josué. Ela decidiu sair de uma vida de prostituição e derrota e entrar numa nova vida.  Mas não foi só crer e confessar.  Ela fez uma aliança de obediência e como ato profético, os espias de Israel disseram: “Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela pela qual nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai” (Js 2.18).

No sentido natural, a fita vermelha era um sinal de identificação do local, mas no sentido espiritual era o sinal do Sangue do Cordeiro da Aliança.  Raabe não era lenta na sua ação.  Os espias disseram “quando nós entrarmos na terra” tu farás assim e assim.  Josué 2:21 diz: “Então os despediu, e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela”.  Ela tinha muito tempo para fazer, pois o dia da conquista demoraria, mas ela agiu imediatamente.  E foi justamente essa ação de fé que a fez vitoriosa.  Ela não adiou as coisas, ela creu e agiu. Tiago também cita esta mulher, dizendo: “a meretriz Raabe também foi justificada pelas obras” (Tg 2.25).

 

Vale lembrar que essa ex-prostituta veio a ser a tataravó do rei Davi, sendo assim ascendente do próprio Jesus (Mt 1:5,6,16).

 

Mas como uma pessoa que era idólatra e prostituída social ou espiritualmente pode ser tão impactante na história do povo de Deu? O que fazer para recebermos o mesmo livramento que Raabe recebeu?

 

  1. Arrepender-se e reconhecer Deus como Senhor;
  2. Obedecer as orientações da Palavra e dos líderes;
  3. Crer que o sangue de Jesus pode nos santificar;
  4. Agir na obediência e na fé imediatamente.

 

Não perca tempo em suas decisões em relação ao Senhor Jesus, pare de dizer que ainda não está preparado(a) para recebe-lo. Hoje é o dia, esta é a hora. Faça sua decisão de aceita-lo como Senhor e Salvador e você terá sua vida restaurada, assim como Raabe teve a dela.