Jesus, o Emanuel
22 de novembro de 2020
Focando no M12
22 de novembro de 2020

DAVI – UM REI QUE AGRADOU A DEUS

  

RESUMO:  1 Samuel 16:1-13

O Senhor Deus disse a Samuel: Encha um chifre com azeite e vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei. Convide Jessé para fazer um sacrifício, e depois eu lhe digo o que fazer. Você ungirá como rei aquele que eu indicar. Samuel fez o que o Senhor Deus havia mandado e foi a Belém. Quando os filhos de Jessé chegaram, Samuel viu Eliabe, e pensou: Este, certamente é aquele que o Senhor escolheu. Mas, o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não vejo como as pessoas vêem. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. O Senhor Deus não escolheu nenhum dos sete filhos de Jessé. Samuel perguntou a Jessé: Você não tem mais nenhum filho? Jessé respondeu: Tenho mais um, o caçula, mas ele está lá fora, tomando conta das ovelhas. Então, mande chamá-lo, disse Samuel. Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier. Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o Senhor disse a Samuel: É este mesmo. Unja-o. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele.

DEUS NÃO OLHA A SUA APARÊNCIA, ELE VÊ O SEU CORAÇÃO 

Davi provavelmente tinha entre quinze e dezessete anos de idade. Ele não tinha nem aparência nem idade para ser rei. Davi também não tinha experiência como soldado, ele nunca havia lutado em uma guerra. Se Deus escolheu alguém sem aparência de líder como Davi, Ele pode escolher pessoas assim ainda hoje. Talvez você tenha uma aparência que impressione as pessoas, mas pode ser que você não goste de sua aparência, seus olhos, sua boca, seus cabelos. Às vezes, somos assim, não gostamos de algo em nosso corpo, mas, quando Deus escolhe alguém, Ele não olha essas coisas, Deus se importa é com o nosso coração.  Lembre-se disso: Deus não escolhe ou rejeita alguém por causa da aparência. Para Deus usar uma pessoa, ela precisa ter o coração que O agrade.

 

DEUS ESCOLHEU O CAÇULA E PODE ESCOLHER AS CRIANÇAS

Ninguém podia imaginar que Deus ia escolher o caçula no meio de muitos irmãos para ser o rei do Seu povo. Até mesmo o profeta Samuel ficou surpreso quando viu Davi. Mas, Deus falou ao seu coração: “Esse é o rei, unja-o com óleo!”. Por isso, não se preocupe com sua aparência e com o que as pessoas pensam a seu respeito. O mais importante é o que Deus pensa e o que Deus diz sobre você. Davi não tinha a aparência, mas tinha o coração de um rei. Ele era o caçula, mas foi escolhido por Deus para governar. Se Deus escolheu a Davi, ele pode escolher você também.

 

O REPRESENTANTE DE DEUS DEVE TER O MESMO CORAÇÃO

Deus escolheu Davi. Porque Davi o amava mais do que tudo! A Bíblia diz que Davi era um pastor de ovelhas e, enquanto cuidava do rebanho de seu pai, ele tocava sua harpa e cantava louvores a Deus. Deus viu que o coração de Davi era cheio de amor. Certa vez, um leão tentou atacar o rebanho e comer uma das ovelhas, Davi enfrentou o leão e o matou. Se ele arriscou a própria vida por causa de uma ovelha, ele certamente faria o mesmo pelo povo de Deus. Não importa se você é apenas uma criança ou se não tem uma aparência bonita como gostaria de ter. O mais importante é você ter o coração como o de Davi, cheio de amor pelo Senhor. Você pode aprender a ter um coração assim. Sabe como? Faça como Davi, comece a louvar a Deus todos os dias na sua casa. Se você tem uma Bíblia, leia-a todos os dias. Assim, seu coração vai se encher de amor por Deus e, no tempo certo, Deus vai escolher você, assim como Ele escolheu Davi e fez dele o maior rei de Israel!

 

Conclusão 

Muitas vezes estamos tão atarefados e tão acostumados com as rotinas que não prestamos atenção nas pessoas, cumprimentamos e/ou falamos com alguém se estarmos ali de fato. É muito importante dedicarmos tempo às pessoas, mas para que esse tempo seja de qualidade nós temos que estar, verdadeiramente, envolvidos.

VERSÍCULO: “Mas o Senhor disse: (…) Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração”. 1 Samuel 16:7

 

 

COMPARTILHANDO:

  1. Quem Deus escolheu para ser rei no lugar de Saul?
  2. O que Davi fazia antes de ser rei?

 

Fonte: http://ibrjmatriz.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *