Eu não sou todo mundo
1 de novembro de 2020
Jesus é a Luz do Mundo
8 de novembro de 2020

ESTRATÉGIAS PARA O CRESCIMENTO

 

 

1 Tm 4.11-16 (módulo 1.7.7)

 

  1. Você tem um orientador ou discipulador? Por quê?
  2. Quantos imperativos se encontram nesta passagem?
  3. Quais as indicações de apoio a Timóteo no texto?
  4. Quais as razões para Timóteo seguir a orientação de Paulo?
  5. Em qual das áreas que Paulo destaca você sente necessidade de focar?

Estudo opcional: Lc 8.11-15; 2 Tm 3.10-17;1 Jo 2.12-14

 

Valor da profecia com a imposição das mãos de líderes espirituais.

 

O texto de 1 Tm 4.11-16 destaca muitas estratégias para nosso crescimento e para ajudar outras pessoas em seu crescimento. Possivelmente o mais raro para muitas pessoas é a profecia e a imposição de mãos de líderes espirituais. Qual o valor disso?

A profecia é uma palavra que vem de Deus (cf.n. 1 Co14.1). Para quem é sensível ao Espirito Santo, seu valor é difícil de medir. Essa palavra, ainda mais se estiver ligada a uma passagem bíblica, acaba sendo viva e eficaz e mais afiada do que uma espada de dois gumes, penetrando a fundo (cf.n. Hb 4.12). Vivifica. Norteia. Muda-nos. Eleva-nos.

Dá-nos uma nova coragem, poder e, no caso específico de Timóteo, um dom espiritual.

Imposição de mãos de líderes espirituais tem o potencial de transmitir uma graça sobrenatural ( cf. n. At 6.6; med. Gn 48.8-20). A autoridade espiritual desses líderes lhes permite discernir o que o Pai está fazendo; e lhes permite perceber tanto a necessidade como potencial da pessoa por quem estão orando. É um trabalho em equipe que é bem mais forte do que um trabalho solitário (cf.ns. Ec 4.9-12). Quando acontece num momento Kairós, de transição ou crise, seu efeito pode ser transformador. Paulo referese á imposição de mãos em relação a Timóteo em vários outros momentos (1 Tm 1.18; 2 Tm 1.6-7).

 

Nesse caso, como pode ser em outros casos parecidos, a união de profecia com a imposição de mãos do presbitério acaba sendo transformadora. Não é apenas um ajuste ou um passo de crescimento; é ser alavancado pelo Espirito de forma surpreendente a um nível de vida ou ministério que nem imaginávamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *